20.12.06

Ave, Carl Sagan!

Esse post faz parte da blog-a-tona (maratona de blogs!) comemorando o aniversário do falecimento de Carl Sagan. This post is part of the blog-a-thon remembering the anniversary of Carl Sagan's passing.

Hoje, 20 de dezembro, marca o aniversário da morte do cientista-professor-apresentador-divulgador científico Carl Sagan. Sem a série de TV Cosmos, apresentada no início dos anos 80, certamente eu seria uma pessoa menos interessada por ciência, pesquisa e documentários em geral.

O que era a série? Um passeio pela história da humanidade vista através da ciência, explicando desde o Big Bang às relações com o meio ambiente, passando pela descoberta dos planetas, viagens pela galáxia, ao interior das células, etc. Era muito bem realizada tecnicamente (o que, revendo os episódios depois, percebi) e muito, mas muito mesmo, acima da média da televisão.

Sagan conduzia os episódios, cada um com um tema específico. A Globo apresentou a série em um horário passando da meia noite do domingo para segunda ali por 1982, pulando episódios e provocando ligações iradas de minha parte para a RBS TV (então TV Gaúcha) protestando. Quem as recebia deveria ficar pasmo com o garoto de 9 anos que reclamava sem parar pela não apresentação de um episódio de uma série no horário em que criança deveria estar dormindo.

Pois bem, em 1982 também minha família comprou um videocassete em um consórcio. Sim! Consórcio! Era desesperadoramente caro ter um. Eu paguei a primeira prestação com minha poupança. Já falei sobre esse vídeo em algum post aqui do blog, era um VC 8510B da Sharp, o primeiro lançado oficialmente no Brasil. Agora era só esperar COSMOS repetir no verão.

No verão de 1982 para 1983, repetiu. E conseguimos gravar todos os 13 episódios, que assisti repetidamente pelos próximos anos. Sagan, amparado pela pesquisa e pela ciência, tinha as respostas para as dúvidas que pipocavam pela minha cabeça. Por que a terra é redonda? Por que as pessoas são parecidas umas com as outras fisicamente? Por que o sol é amarelo? Etc. e tal e assim por diante.

Anos depois, essa curiosidade toda veio a me ajudar quando dirigi os documentários sobre formação do estado para a série CONTINENTE DE SÃO PEDRO para a RBS TV. Tinha passado anos da juventude estudando documentários científicos, e isso partiu da série COSMOS, de Carl Sagan.

Nenhum comentário: